More of my work can be seen at / marmelo/site, veramarmelo/instagram

shared project / boca-a-boca

if you would like to say something, please drop me a line at veramarmelo@gmail.com.




Antena 3 a celebrar os 25 anos, com as fotos que tirei nos 24 anos!

Sou a maior fã de rádio. Em 2002, no início dos tempos da faculdade ouvia o Portugália e o Indiegente, da Antena 3, antes de me deitar. 
Lembro-me o quanto me custava adormecer só às 0h para acordar no outro dia muito cedo para ir para o IST, ainda tínhamos os barcos antigos e íamos no barco das 6h50! parece que já andava em treinos para não dormir muito. 
Quando estava no IST só a estudar ou a fazer trabalhos, ligava o rádio que tinha no telefone (comprei um telemóvel com rádio por causa disto) e ouvia a emissão por causa dos passatempos, ganhei muitos bilhetes e discos também. Às custas disto, quando as vozes começaram a ganhar caras a magia só cresceu. Passaram-se uns 16 anos entre as minhas primeiras memórias de ouvir rádio. E reparem... à noite, eu só ouvia mesmo rádio, deitada na cama. 
 Agora, tenho tido a sorte de ir muitas vezes a rádio conversar, ouvir discos, acompanhar amigos e de manhã ouço religiosamente as manhãs da 3 com o meu irmão, quando atravessamos a ponte em direção à capital. Quando há trânsito a parte boa é só essa, a de ouvir a Inês, o Luís e a Ana por mais um bocadinho. Posso contar-vos que quando o Luís me ligou há umas semanas, eram 19h, fiquei meio perdida no tempo a pensar - "então mas já é de manhã?". É a minha voz da manhã, tal como o Calado é a minha voz da noite. Quando o Henrique - o primeiro que eu conheci da estação e que me levou a fotografar a minha banda favorita e depois a conhecer uma das bandas mais importantes com quem trabalhei em Portugal, Linda Martini e ORELHA NEGRA - me ligou a lançar este desafio de fotografar toda a gente da rádio para celebrar o aniversário, fiquei tão feliz quanto excitada, tal qual criança que vai ser levada ao parque de diversões preferido. 

 Os anos passaram e na verdade hoje em dia já não lhes conheço só as vozes, conheço-os a quase todos pessoalmente, alguns entraram na categoria de amigos ou pessoas que me são muito queridas pelas paixões que temos em comum: a música, a partilha e vontade de mostrar coisas novas e o prazer da conversa e comunicação. 
 Foram 1 dia e meio a correr a estação, a procurar toda a gente nos estúdios a fazer as emissões ao vivo ou os programas gravados, a ficar sentada nas cadeiras, com os phones nos ouvidos só a ouvir melhor a música e também a conversar. 
Tenho passado tanto tempo a correr e quase todo este tempo sozinha que parece que nem tenho tempo para conversar. Mas lá, na rádio, no meio de tudo, o tempo em que passavam as canções deram para conversar muito. 
 Com as fotografias o que queria era só que vissem o que normalmente só ouvem, que ficassem com vontade de saber mais sobre os programas e os gostos e as ideias da equipa da 3, que ganhou caras.

Obrigada pelo desafio e obrigada pelo carinho. 
Feliz aniversário Antena 3!

Fiz estas fotografias e escrevi este texto há exactamente um ano atrás!
Ficam agora aqui, arrumadas no blog de sempre, para celebrar os 25 anos da rádio!