More of my work can be seen at / marmelo/site, veramarmelo/instagram

shared project / boca-a-boca

if you would like to say something, please drop me a line at veramarmelo@gmail.com.




Bons Sons '19 _ LODO + PEIXE, os ensaios

Fui ao Bons Sons em 2015 com o David (aka Noiserv) e o André Tentugal!
Os dois já tinham tocado no festival e eu nunca lá havia ido. Fomos à civil, os três, quer dizer eu mais ou menos : http://v-miopia.blogspot.com/search/label/BonsSons

Fui, todos os anos, olhando para as datas mas sem muito sucesso em conseguir voltar ao festival. Mas, desde Agosto de 2018 que fiz uma promessa a mim mesma de reservar as datas de 2019.

Eu gosto de coincidências e também gosto de justificações para voltar.

O Noiserv e o Benjamim, que estiveram de maneiras diferentes na tal edição de 2015, o primeiro de passeio comigo, o segundo em moda volta à Portugal, voltam este ano!

O Noiserv volta com os First Breath After Coma. Os FBAC, que eu conheci através do Noiserv, num MIL.
Os FBAC com quem eu passei algum tempo n'A Porta e com quem afinei. Os FBAC que têm o Serra onde fiquei com vontade de voltar. E esse regresso justificou-se com o acompanhar dos ensaios deles para o tal concerto dos Bons Sons.


O Bons Sons fez este convite de concertos conjuntos a 13 bandas no total. E como não queria estar só a acompanhar o ensaios de uma das duplas, olhei para o calendário, para as salas de ensaio espalhadas pelo país e consegui, até agora, afinar horários com 3 das duplas! O Renato Cruz Santos vão acompanhar as restantes 3. Dividimos as bandas geograficamente, fruto de um feliz acaso!

Empenhada na minha mini-missão pré-Bons-Sons, no passado dia 14 de Julho fui até Cem Soldos com a Helena, a Teresa e a Sónia, as duas últimas da Revista Variações que vai fazer um número especial só sobre o festival. A minha missão era fotografar o primeiro ensaio.
Nada melhor que aterrar na aldeia, antes da montagem do festival. Conhecer o novinho estúdio / sala de ensaios dos Lodo. Apanhar o Peixe na ressaca da celebração dos Ornatos Violeta, entre os concertos do Alive e do Marés Vivas. E assistir, durante um par de horas, ao trabalho de construção de um concerto partilhado na moleza de um domingo quente. Tem de haver uma generosidade e capacidade de cedência das partes, leia-se bandas, envolvidas numa aventura destas. Demora-se tempo a conhecer melhor a música uns dos outros, a aprendê-la, apreende-la e perceber o que se pode acrescentar. Assisti a uma vontade de ouvir por parte dos mais novos! E uma delicadeza e cuidado na forma de comunicar ideias novas, para canções alheias, por parte do Peixe.

Os Lodo atravessam, em idades, uma diferença de dez anos entre eles. Mas todos cresceram a ouvir música nos Bons Sons. Questiono-me se a própria banda não ganha mais força com o entusiasmo de verem nestes últimos 12 anos, 9 edições de festivais, com tantos músicos e música à porta de suas casas. Juntem isso com a possibilidade de partilharem palco com um Peixe que está a atravessar um momento especial, com projeto a solo, outro partilhado e a nostalgia dos Ornatos toda em cima.

Lodo + Peixe tocam no dia 9 de Agosto no palco Zeca Afonso.
O Peixe toca ainda com o Frankie Chavez, em modo Miramar, no dia 10 de Agosto no Palco Amália.