More of my work can be seen at / marmelo/site, veramarmelo/instagram

shared project / boca-a-boca

if you would like to say something, please drop me a line at veramarmelo@gmail.com.




DOZE - exposição Mês da Fotografia AMAC, Barreiro

Este post serve para vos avisar / convidar para a minha próxima exposição, no âmbito do Mês da Fotografia, no Barreiro! Inauguro dia 17 de Novembro, pelas 15h há espaço para uma conversa, mas aqui explico-vos um bocadinho como cheguei a este sítio, à DOZE.

o convite do facebook está aqui: https://www.facebook.com/events/1001570270045218/

Nestes anos todos a fotografar continuo a ter muita dificuldade em fazer recapitulações, em rever o tempo que passou e a tentar alinhavar as minhas fotografias umas às outras.

Simplesmente porque não tenho olhado para as fotografias que vou fazendo com o objectivo algum para além do arquivo que acumulo no blog.

Quando me foi colocado o desafio da exposição durante o mês da Fotografia do Barreiro, no AMAC, numa tentativa de arranjar um conjunto de imagens de que me orgulhasse ou achasse que comunicariam alguma coisa! Cheguei à conclusão que a fórmula tem sido sempre a mesma.

Em 2013 editei um caderno de posters.


Em 2016 montei uma parede toda baseada na ideia de posters, em formato foto(s)cópias, no Teatro Rivoli do Porto.
E que depois foi parar a mais um par de paredes.




Já no final do ano de 2016, por alturas de inauguração do novo site, também publiquei um poster que resumia 4 anos de fotografias.




Tem sempre muito comum ver as fotografias acabarem em posters de concertos, alguns mesmo em mupis enormes na rua. Este estava na Eslovénia, no Inverno de 2017.


E, já esta exposição começava a ganhar forma, quando o DEPARTAMENTO / POSTER MOSTRA convidaram-me para ter uma fotografia minha nas ruas de Marvila.





Assim pareceram-me óbvias três coisas:
Fugir da tentação de rever matéria dada;
Pensar no formato poster;
Alinhar a nobreza do meio, à nobreza das imagens.

O resumo destas ideias que ilustrei ali atrás é este: 

Ao completar 10 anos a fotografar concertos, festivais e retratos incessantemente decidi organizar um arquivo - o plano era materializar tudo em 3 posters gigantescos. A materialização não foi concluída.
Nos seguintes dois anos, continuo a tentar organizar o arquivo, mensalmente, - o plano era fazer com que o regresso ao passado fosse tarefa mais simples. Não tem sido.
O arquivo cresce, as histórias e relações multiplicam-se, mas as fotografias servem sempre um propósito muito simples, o de "propaganda" dos músicos, dos concertos, dos festivais.
No final do 12º ano a partilhar fotografias, a vê-las adaptarem-se ao formato disco e poster e continuando sem conseguir domesticar o arquivo ou contextualizar facilmente tudo o que abriga, volto ao formato de sempre - poster, mas desta vez sem indicações de horas, datas ou nomes. Sem a propaganda aos outros, apenas na sobrevivência do que é meu nestas fotografias.


+ info sobre o mês da fotografia do Barreiro:

Inauguração 
17 de Novembro 2018
https://www.facebook.com/events/1001570270045218/

15h - Conversa com os artistas
+ Colectivo Hélice, que inaugura também a sua exposição SEPCTRUM, na outra galeria do 1º andar do AMAC
Local
AMAC - Auditório Municipal Augusto Cabrita
Morada - Av Escola de Fuzileiros NAvais, 2830-150 Barreiro (dentro do Parque da Cidade do Barreiro)
Contactos - 21 206 8230
Horários - Terça-Feira a Domingo - 14h às 20h