More of my work can be seen at / marmelo/site, veramarmelo/instagram

shared project / boca-a-boca

if you would like to say something, please drop me a line at veramarmelo@gmail.com.




caderno de posters/revista/zine/jornal


Desde 2006 que mantenho um blog onde partilho fotografias. Ao longo destes últimos 7 anos tenho ouvido muita música e fotografado muitas pessoas. Começo a acreditar que tenho em mãos um arquivo generoso, que alimento continuamente com o mesmo empenho e energia que absorvo da vida de muitos músicos da minha geração Não tenho vocação para prender-me a géneros e estilos, preferindo as pessoas que estão para lá dos músicos. E sinto um enorme prazer em partilhar convosco, os que acompanham as minhas fotografias, os talentos que descubro.
No final de 2012, foi-me lançado um desafio, pelo Tiago Pereira e a Ana Cláudia Silva, que acabou por não ser concretizado. Mas fiz a minha parte e lá atrás, a meio de Janeiro de 2013, fotografei 13 pessoas de entre as centenas que o  Tiago já filmou. Em duas semanas, estive com todos, conversámos mais do que fotografei, como sempre. Escolhi estes 13 por  afinidade pessoal, mas também por estar convicta que o que cada um criou na segunda metade de 2012 e o que estavam a preparar para a primeira metade de 2013 justificava a sua presença.
Com a ajuda da designer Sílvia Prudêncio apresento, pela primeira vez, a transferência de um conjunto de retratos para um caderno de posterszine, revista ou jornal sem realmente o ser. Agrada-me a ideia de voltar aos tempos de miúda em que tinha os posters das bandas para pendurar no quarto, agrada-me a ideia dos tempos de crescida em que tanto celebro ver impressos no papel de jornais e de revistas os meus retratos. Conseguimos neste formato um dois-em-um.

Ontem tirei-lhe umas fotografias com a ajuda do meu pai, fiz um vídeo muito duvidoso com o iphone e um gif tolinho só para não encher isto demais!






                 



As 150 cópias, edição de autor, foram para a gráfica ontem e certamente no dia 7 de Outubro já estão nas mãos dos primeiros a querer. 
Podem ser encomendadas via mail, para veramarmelo@gmail.com, ou compradas na livraria STET.
A Livraria STET Livros e Fotografias, fica no número 14, 1º andar da Rua do Norte, Bairro Alto em Lisboa. 


Obrigada aos músicos fotografados: Norberto Lobo, Filho da Mãe, Nick Nicotine, Samuel Úria, Capicua, Alex D'Alva Teixeira, Héber Marques, Sara Serpa, Márcia, Celina da Piedade, Manuel Fúria, Noiserv e Francisca Cortesão.
Obrigada ao Tiago e à Ana pelo desafio.
Obrigada à Susana Pomba e à Filipa Valladares pelo pontapé no rabo.
Obrigada à Mariana do site Madame por me dar um dead-line.
Obrigada à Raquel Laíns por espalhar, com tanto empenho, a palavra.
Obrigada ao meu pai por me aturar e ao Pedro por me ajudarem a fazer a maqueta que aqui está apresentada.
E principalmente obrigada à Sílvia, por me ajudar a transformar uns retratos perdidos num quebra-cabeças tão bonito.